Defesa Civil recebe atenção especial em São Cristóvão do Sul

Publicado em 30/05/2013 às 00:00 - Atualizado em 23/07/2014 às 17:05

A Defesa Civil no município foi criada através da lei 36 de 1993, tendo por objetivo atender, em resposta ou prevenção, eventos adversos de natureza humana ou causas naturais.

Visando o aperfeiçoamento em seu desempenho, a coordenadoria de Defesa Civil tem participado, periodicamente, de cursos e oficinas relacionados à suas funções.

Os coordenadores já estão inscritos para o programa de capacitação do s2id, que habilita o município à compartilhar das informações, ações e projetos conjuntos com o Ministério da Integração Social e Secretaria de Estado da Defesa Civil.

De acordo com o superintendente de Águas no município Aluir Suppi (Laco), o município está montando o mapa de riscos do município, que será incorporado ao Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil - Plancon.

“Esse plano norteará  todas as ações preventivas, assistenciais e reparadoras efetuadas pela Defesa Civil e, após as devidas aprovações, o próximo passo será o de mobilização junto à comunidade para treinamento e execução de ações preventivas visando minimizar os prejuízos humanos e materiais em situações adversas”, explicou Laco.

Com fase de estruturação bastante avançada, a Comissão de Defesa Civil do município (Comdec) recebeu da coordenadoria Regional da Defesa Civil de Curitibanos, kits com materiais de divulgação que serão entregues aos alunos da rede municipal e estadual de ensino, bem como mantas térmicas, que serão distribuídos em caso de necessidade.

De acordo com a prefeita Sisi Blind, que colocou como uma de suas prioridades a estruturação da Defesa Civil como forma de trabalhar a prevenção e mobilizar a comunidade para os cuidados necessários, os kits são compostos de cartilhas que orientam os procedimentos básicos e simples de prevenção e ação, como por exemplo, em casos de vendavais, alagamentos e deslizamentos, e, ainda, materiais de resposta a situações de risco, como as baixas temperaturas.

A nova Comissão da Defesa Civil (COMDEC) de SCS, após aprovação da Câmara de Vereadores, estará dessa forma constituída:

Coordenador Municipal - Aluir Luis Suppi

Presidente da Comissão Municipal - Daniel Vaz

Membros dos órgãos e divisões:

Sisi Blind, Adriana Souza Wolinger, Rui Braun, Fabiano Rech, Julio Cézar Fernandes, João Altino, Flávio Goeten, Geremias Amaral, Jardel Carniel, Anderson Santos, Sandro Diel, Saulo Aurélio, Marinês Bison, Valdeci de Liz, Marcio de Sousa Cruz, Gisele Telles, Dirceu Pires, Hercílio Goetten, Lea Mazaro, Isaías Amaral, Claudia Sena e Kátia Silva.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}